O Departamento de Preservação e Desenvolvimento de Moradias (HPD) da cidade de Nova York divulgou uma Solicitação de Propostas (Request for Proposals - RFP) buscando planos para construir moradias 100% acessíveis em Stapleton, na costa norte de Staten Island. O terreno de propriedade da cidade tem mais de 9.290m² (100.000 pés quadrados) de área para habitação a preços acessíveis, espaços comunitárias e outras melhorias como parte do desenvolvimento de uso misto da ilha.
Como o HPD descreve, o lote Stapleton A é um terreno baldio ao sul da Hannah Street, na Stapleton Section da Costa Norte. O projeto faz parte do New Stapleton Waterfront District, uma Base Naval desativada de 35 acres. A Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York (EDC) está supervisionando a reconstrução da nova orla de Stapleton (New Stapleton Waterfront) em um bairro de uso misto com residências, espaços abertos à beira-mar e uso de instalações de varejo e comunitárias. O projeto também incluirá melhorias significativas na infraestrutura, como reconstrução de estradas, ciclovias e trilhas para caminhada, além de melhores conexões com o transporte público.
A RFP se esforça para abordar as desigualdades ao longo da Costa Norte, garantindo que a visão e as metas de cada projeto atendam às necessidades da comunidade e aos desafios socioeconômicos intensificados, enfrentados por muitos na vizinhança. “A criação de novas moradias populares em bairros como Stapleton, duramente atingidos pelo COVID-19, será uma parte importante da recuperação da cidade. Como parte do Plano do Bairro do Corredor de Bay Street, trabalhamos lado a lado com os residentes e o EDC para conceber novas moradias de alta qualidade a preços acessíveis, com melhorias em espaços verdes e importantes instalações do bairro”, disse a Comissária do HPD Louise Carroll. “Agora, estamos procurando parceiros atenciosos que manterão essas necessidades da comunidade na vanguarda de quaisquer planos para transformar este terreno baldio em moradias 100% acessíveis.”
A cidade convida os desenvolvedores a apresentar propostas para o projeto, financiamento, construção e operação de novas moradias populares e instalações comunitárias em terrenos de propriedade da cidade. A HPD está comprometida em aumentar as oportunidades e fortalecer a capacidade de empresas pertencentes as minorias e mulheres (Women-Owned Business Enterprises - M / WBE), além de organizações sem fins lucrativos. De acordo com o novo requisito de propriedade equitativa da cidade, as equipes de desenvolvimento devem incluir um M / WBE ou uma organização sem fins lucrativos que deterá pelo menos 25% do controle acionário do projeto, dando-lhe direito a pelo menos 25% dos benefícios econômicos totais do projeto, líquido de quaisquer juros de sócio limitado de crédito tributário.
Via New York City Department of Housing Preservation and Development (HPD)